quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fernanda Richa é a nova presidente do PROVOPAR


A secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, foi eleita por aclamação nesta quinta-feira (28) presidente do Provopar , ela vai substituir a empresária Marli Corleto, que presidia a entidade desde o início deste ano, mas por motivos profissionais precisou desligar-se da presidência.

Fernanda Richa também fez questão de ressaltar que o trabalho da entidade não se limitará apenas no atendimento emergencial. “Atuaremos fortemente no Interior do Estado e levaremos nossas ações para os 399 municípios paranaenses, inclusive Curitiba. Vamos procurar atender os de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), onde existe um número maior de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Portugal - Bom Jesus de Monte

Escadaria do Bom Jesus do Monte A leste da cidade de Braga, esta localizado um dos mais espetaculares santuários de Portugal. Em 1722 por iniciativa do arcebispo de Braga, iniciou-se a construção da gigantesca escadaria de Bom Jesus, em estilo barroco, para dar acesso a um pequeno santuário ali localizado. A parte inferior é uma íngreme Via Crucis com capela em todas as 14 estações da Paixão que culmina na curcificação de Cristo. Seguindo encontraremos os cinco sentidos representados em fontes e a seguir as tres virtudes nos levam ao topo da escadaria que nos permite um visual encantador. Para os peregrinos que desejam ficar por ali alguns dias, podem contar com hotéis em volta do santuário. Mas lembre-se que em periodos de páscoa e finais de semana costumam estar cheios.

Portugal - A lenda do Galo de Barcelos


domingo, 17 de abril de 2011

Polvo uma especialidade da culinaria da cidade de Porto

Além do famoso Bacalhão Portugues, uma das especialidades da cidade de Porto é o " Polvo com batatas gratinadas no oléo de oliva". Uma combinação maravilhosa!!! Vale a pena provar quando visitar Porto.

Um Brinde a Cidade de Porto - Portugal

A história da segunda maior cidade de Portugal remota a cerca de quatro mil anos atrás, fazendo com que seja uma das mais antigas da Europa. A nossa pressa para descobrir o charme da cidade velha e o prazer relacionado ao vinho, especialmente o Vinho do Porto fornecidos nos armazéns na Vila Nova de Gaia, será abaixo apresentado em algumas fotos. Um brinde a cidade de Porto! Vinicula Graham´s apresenta o maior número de Vinho do Porto armazenado em um único lugar do mundo.

Igreja das Carmelitas


Observe que existem duas portas!

Em tempos remotos pobres e ricos tinham que assistir as missas em lugares separados.

Hoje, não existe mais esta separação. Logo, quando uma das igrejas esta com as portas abertas outra mantém as mesmas fechadas e todos participam de uma única celebração.

O Bonde ainda é um dos meios de locomoção na cidade de Porto.


Igreja de São Niolau, toda revestida de azulejos
A Deusa da Justiça sem os olhos vedados - Palacio da Justiça.


O Porto visto do Rio Douro - Ponte de Dom Luis I construída em 1886 por Gustave Eiffel para ligar a cidade de Porto á Vila Nova de Gaia.


Igreja da Sé

A austera catedral cinza da cidade de Porto, onde o rei Dom João I e Filipa Lancaster se casaram em 1387, quando era um forte e um local para preces.

Erguida como Igreja -Fortaleza nos séculos 12 e 13, isto explica a presença de muralhas de granito em volta das torres.


Da ampla praça da Catedral tem-se uma vista maravilhosa da cidade .



Fotos - Carlise Kwiatkowski e Loivo Kohler

Portugal - Abril de 2011

terça-feira, 12 de abril de 2011

Fernanda Richa entrega 2000 ovos de páscoa na Vila Zumbi

Fernanda Richa e jogadores do Coritiba Futebol Clube entregam 2000 ovos de páscoa para crianças do município de Colombo.

Fernanda Richa mostra a nova logomarca do Provopar Estadual

Foto Rogério Machado

Lar André Valério Corrêa em Colombo recebe doações da Secretária Fernanda Richa

A Secretária de Estado da Criança e da Juventude, Fernanda Richa, e o Provopar participam nesta terça-feira (12), da entrega de doações para o Lar André Valério Corrêa em Colombo. Foto:Rogério Machado/SECJ

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Beto Richa atende famílias de Fazenda Rio Grande com 10 mil telhas


Governo Beto Richa, liberou nesta tarde 10 mil telhas para atender as famílias em vulnerabilidade social e que tiveram suas casas atingidas por chuva de granizo no último sábado.

Ainda foi encaminhado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social 100 cobertores, 70 colchões, 1.200 quilos de alimentos e 3.500 peças de roupas. Cerca de 1,5 mil comunicados pela sociedade de Fazenda Rio Grande foram computadas pelo Corpo de Bombeiro, solicitando lonas .
Fotos:Rogério Machado/SECJ

domingo, 10 de abril de 2011

Comboio da Solidariedade em Paranaguá



Na última sexta-feira (08/04/2011) um comboio de solidariedade partiu cedo da sede da Defesa Civil de Paranaguá, em direção a Colônia de Santa Cruz, onde vivem cerca de 180 pessoas. O local era de difícil acesso, mas estavamos dispostos a enfrentar qualquer obstáculo para atender estas famílias. Esta foi a determinação do nosso governador Beto Richa e da Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Equipes do Estado estão trabalhando incansávelmente para aliviar o sofrimento das comunidades atingidas com as fortes chuvas que acometeram o nosso litoral no dia 11 de março. Coronel Barros, trabalhando dia e noite para aliviar o sofrimento das famílias.


Fotos:Rogério Machado/SECJ

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Bazar do Provopar

GRANDE BAZAR DO PROVOPAR

Desde o dia 06/04/11 (segunda -feira) o Provopar Estadual esta promovendo Bazar de Produtos Importados na Rua Saladanha Marinho, 161 - Casa do Pequeno Jornaleiro, Centro de Curitiba.
O horário de funcionamento é das 09:30 às 17:30h, de segunda a sexta-feira.

Venha conferir. Jaquetas, camisas, camisetas, bermudas, lingerie.
Vendas mediante apresentação do CPF. Limitação de 12 peças por CPF.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cuba uma experiëncia muito diferente!!!!!

Viajar para ilha de Cuba é uma experiência muito diferente. A empresa aerea Cubana é a única empresa áerea para se chegar a Cuba. Os aviões nem sempre são novos e o serviço deixa a desejar comparado as outras agencias. A ilha é, digamos assim, uma relíquia ideológica: continua comunista. Mas seu comunismo é tropical e latino e o governo tem tolerado atividades particulares, o que gera uma economia informal em grande parte alimentada pelos dólares dos turistas. Os hotéis são todos do governo e devem ser reservados no Brasil. De qualquer modo, chegando lá, é possível alugar uma casa e pagar pouco pela hospedagem. (Além de ser um bom meio de conhecer melhor o povo cubano e saber o que eles pensam do regime.) A Bodeguita del Medio, tem suas paredes cobertas de recordações. A casa surgiu em 1942 como armazém que vendia comida. Mais tarde foi acrescentado bebidas alcoolicas e o lugar virou ponto de encontro de intelectuais, artistas e políticos. Hoje, Bodeguita del Medio é um restaurante que oferece pratos típicos com uma agitado bar. Cubanos andam pelas ruas em busca de sabonetes e shampoos que os turistas costumam regalar. DicaÇ Quando for para Cuba, leve roupas, shampoos e sabonetes para presentear os Cubanos, pois para eles tudo é muito caro. Em geral os Cubanos são extrovertidos e gostam de falar e se relacionar. Povo muito hospitaleiro e basta conversar e as portas das casas se abrem.
Museo de la Revolución


A Escadaria principal, ainda tem marcas das balas disparadas em 13 de março de 1957, por estudantes universitários numa operaçáo para matar o ditador Batista.

Fulgencio Batista conseguiu salvar sua vida fugindo para andares superiores.

A sorveteria Copelia é um verdadeiro teatro ao ar livre!!! Cubanos fazem filas enormes para comprar um sorvete, cujo sabor só é sabido no dia.

Existem duas filhas, uma para Cubanos e outra para turistas.

O preço para turista é diferente!!


Memorial José Martí


A construção deste monumento no meio da Praça da Revolução começou em 1953, quando Cuba completou seu centésimo aniversário do heroi nacional de Cuba.

Esta praça é referëncia para várias celebrações nacionais.




Em alguns lugares ainda se pode cruzar com faixas com slogans, lembrando que la Revolución ainda está presente. Os cubanos sorriem enquanto turistas tiram fotos.

Fábrica de Charutos Partagás é a maior de Cuba.

Com uma fachada neoclassica, é um exemplonda arquitetura industrial do século 19.

Localizada na Calle Industria 524 Centro de Habana pode ser visitada de Segunda a Sexta

Horário para visitação - 9h30min - 11horas (manhã) 12h30min- 15horas (tarde).




Habana Vieja (a velha Havana) é um dos exemplos mais representativos da arquitetura colonial espanhola nas Américas. A maioria dos edifícios, embora mal-cuidados (pois o governo não tem dinheiro para nada, nem os cubanos!), têm belas linhas arquitetônicas; os que chegaram a ser restaurados são lindos.



Livros usados na feira diária que acontece na Plaza de Armas.



Pátio do Castillo de la Real Fuerza.


Filas de Cubanos para comprar remédios.



A educação em Cuba é gratuita, no entanto encontramos crianças em busca de papeis nos lixos.

Um fato que nos chamou a atenção é o quanto os Cubanos são dedicados, quase todos falam trës linguas, no entanto não conhecem muito sobre o que acontece fora de Cuba.

Nos hoteis funcionários solicitam aos turistas revistas de outros países. Dizem que é a única forma de um Cubano viajar.



Cocotaxi - Uma forma diferente de andar pelas cidades de Cuba.



Capitolio Universidade de Habana



Dicas Importantes


Capital : Havana


Moeda: peso cubano


Língua: espanhol


População: 11,3 milhões


Renda per capita: US$ 1.560


Documentação: O visto é obrigatório e pode ser obtido na embaixada de Cuba em Brasília ou em São Paulo. É necessário sair do Brasil com o hotel reservado, ao menos para as primeiras noites. Principais cidades e localidades de interesse turístico: Havana, Santiago de Cuba, El Varadero, Pinar del Rio

domingo, 3 de abril de 2011

Prefeito de Capitão Leonidas Marques recepciona Fernanda Richa

O prefeito Claudiomiro e sua esposa Liamar Quadri , junto com a Vereadora Nelsi Alves Teixeira e seu esposo Carlos Kwiatkowski, recepcionaram a Secretária da Família e Desenvolvimento Social do Paraná Fernanda Richa em Capitão Leônidas Marques. Foi a primeira vez em 47 anos da história do município que uma Primeira Dama do Paraná visita a cidade. Fernanda Richa, disse que a partir de agora podem ir se acostumando com suas visitas, pois é desta forma o seu jeito de trabalhar.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Fernanda Richa atende 300 famílias em Lindoeste


Fernanda Richa visitou a cidade de Lindoeste, município que decretou estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que acometeram a região por mais de vinte dias, a secretária da família, Fernanda entregou a ajuda emergencial do governo do Estado para as 300 famílias atingidas. Foram distribuídas 500 cestas básicas, 2,5 mil litros de água mineral, 500 colchões, 200 cobertores, 6 mil litros de leite e kits com roupas, calçados, material de higiene e limpeza. “É obrigação do Estado atender seu povo em um momento difícil como esse”, disse a secretária. As entregas aconteceram na quadra poliesportiva do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Lindoeste, onde alunos do contra-turno social da Escola Estadual Cielito Lindo realizaram apresentações de capoeira, ginástica rítmica desportiva (GRD) e capoeira. “É a primeira vez que uma primeira dama do Estado vem até a nossa cidade” disse Maria Ferreira, mãe de quatro filhos, que esteve no local para receber as doações. “Então você pode ir se acostumando com a minha presença, porque sempre virei aqui. É desejo do governador Beto Richa que o governo esteja perto das pessoas. Viemos aqui para ouvir os prefeitos e a população, com objetivo de promover políticas sociais que ofereçam oportunidades, as famílias e faremos tudo o que for possível”, disse Fernanda Richa. Também estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Lindoeste, Silvio de Souza, a primeira dama Kellyde Cristine de Souza, a secretária municipal de assistência social, Adriana Villa, os deputados estaduais Artagão Júnior e Leonardo Paranhos.

Fotos:Rogério Machado/SECJ