segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cuba uma experiëncia muito diferente!!!!!

Viajar para ilha de Cuba é uma experiência muito diferente. A empresa aerea Cubana é a única empresa áerea para se chegar a Cuba. Os aviões nem sempre são novos e o serviço deixa a desejar comparado as outras agencias. A ilha é, digamos assim, uma relíquia ideológica: continua comunista. Mas seu comunismo é tropical e latino e o governo tem tolerado atividades particulares, o que gera uma economia informal em grande parte alimentada pelos dólares dos turistas. Os hotéis são todos do governo e devem ser reservados no Brasil. De qualquer modo, chegando lá, é possível alugar uma casa e pagar pouco pela hospedagem. (Além de ser um bom meio de conhecer melhor o povo cubano e saber o que eles pensam do regime.) A Bodeguita del Medio, tem suas paredes cobertas de recordações. A casa surgiu em 1942 como armazém que vendia comida. Mais tarde foi acrescentado bebidas alcoolicas e o lugar virou ponto de encontro de intelectuais, artistas e políticos. Hoje, Bodeguita del Medio é um restaurante que oferece pratos típicos com uma agitado bar. Cubanos andam pelas ruas em busca de sabonetes e shampoos que os turistas costumam regalar. DicaÇ Quando for para Cuba, leve roupas, shampoos e sabonetes para presentear os Cubanos, pois para eles tudo é muito caro. Em geral os Cubanos são extrovertidos e gostam de falar e se relacionar. Povo muito hospitaleiro e basta conversar e as portas das casas se abrem.
Museo de la Revolución


A Escadaria principal, ainda tem marcas das balas disparadas em 13 de março de 1957, por estudantes universitários numa operaçáo para matar o ditador Batista.

Fulgencio Batista conseguiu salvar sua vida fugindo para andares superiores.

A sorveteria Copelia é um verdadeiro teatro ao ar livre!!! Cubanos fazem filas enormes para comprar um sorvete, cujo sabor só é sabido no dia.

Existem duas filhas, uma para Cubanos e outra para turistas.

O preço para turista é diferente!!


Memorial José Martí


A construção deste monumento no meio da Praça da Revolução começou em 1953, quando Cuba completou seu centésimo aniversário do heroi nacional de Cuba.

Esta praça é referëncia para várias celebrações nacionais.




Em alguns lugares ainda se pode cruzar com faixas com slogans, lembrando que la Revolución ainda está presente. Os cubanos sorriem enquanto turistas tiram fotos.

Fábrica de Charutos Partagás é a maior de Cuba.

Com uma fachada neoclassica, é um exemplonda arquitetura industrial do século 19.

Localizada na Calle Industria 524 Centro de Habana pode ser visitada de Segunda a Sexta

Horário para visitação - 9h30min - 11horas (manhã) 12h30min- 15horas (tarde).




Habana Vieja (a velha Havana) é um dos exemplos mais representativos da arquitetura colonial espanhola nas Américas. A maioria dos edifícios, embora mal-cuidados (pois o governo não tem dinheiro para nada, nem os cubanos!), têm belas linhas arquitetônicas; os que chegaram a ser restaurados são lindos.



Livros usados na feira diária que acontece na Plaza de Armas.



Pátio do Castillo de la Real Fuerza.


Filas de Cubanos para comprar remédios.



A educação em Cuba é gratuita, no entanto encontramos crianças em busca de papeis nos lixos.

Um fato que nos chamou a atenção é o quanto os Cubanos são dedicados, quase todos falam trës linguas, no entanto não conhecem muito sobre o que acontece fora de Cuba.

Nos hoteis funcionários solicitam aos turistas revistas de outros países. Dizem que é a única forma de um Cubano viajar.



Cocotaxi - Uma forma diferente de andar pelas cidades de Cuba.



Capitolio Universidade de Habana



Dicas Importantes


Capital : Havana


Moeda: peso cubano


Língua: espanhol


População: 11,3 milhões


Renda per capita: US$ 1.560


Documentação: O visto é obrigatório e pode ser obtido na embaixada de Cuba em Brasília ou em São Paulo. É necessário sair do Brasil com o hotel reservado, ao menos para as primeiras noites. Principais cidades e localidades de interesse turístico: Havana, Santiago de Cuba, El Varadero, Pinar del Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário